
Berlinale
Ator veterano coreano Kwon Hae-hyo: Trabalhando na indústria cinematográfica coreana há mais de 30 anos, o veterano ator Kwon Hae-hyo colaborou com alguns dos maiores nomes do cenário e testemunhou a ascensão do cinema coreano como uma potência cultural global.
Ao longo dessas três décadas, Kwon também desenvolveu uma parceria sólida com o prolífico cineasta Hong Sang-soo, participando de 12 de seus filmes até agora. Além de estrelar os filmes de Hong, Kwon atuou em produções como a sequência de “Train to Busan“, “Peninsula“, o thriller de crime “Bogotá: Cidade dos Perdidos” e o drama jurídico “Juror 8“.
Chegando à Berlinale para a pré-estreia mundial do mais recente filme de Hong, “What Does that Nature Say to You“, Kwon afirma à Deadline que se sente atraído pelo distinto estilo de longos planos-sequência e reflexivo de Hong, o que oferece repetidamente um desafio novo e libertador para ele como ator.
“Com outros filmes, você sabe do começo ao fim como vai ser, mas com o diretor Hong Sang-soo, não é assim,” diz Kwon. “Quando filmo minhas cenas, não sei como vai ficar. Não sei para onde meu personagem está indo, e não há plano nesse sentido. Esse estilo de direção realmente me dá liberdade sobre meus personagens. Não se trata de uma verdade que estamos tentando encontrar. É apenas sobre a verdade e o fato de que estou enfrentando naquele momento, e é como viver na cena, no momento.”
Assista no Deadline
What Does that Nature Say to You segue um jovem poeta que leva sua namorada à casa de seus pais e fica surpreso com seu tamanho. Ele encontra o pai dela (interpretado por Kwon), conhece sua mãe e irmã, e acabam passando o dia juntos.
Kwon compartilha como o diretor Hong é famoso por entregar os roteiros aos atores no mesmo dia das filmagens.
“Normalmente, os atores sentem muita pressão antes de filmar uma cena, seja uma cena de luta ou uma cena realmente emocional,” diz Kwon. “Eles se preocupam com sua atuação e interpretação. Mas com Hong Sang-soo, não é assim — você chega no local e então recebe o roteiro. É bem perto do momento de começar a filmar.”
Os membros da audiência também ficarão surpresos ao saber que, apesar do estilo espontâneo de Hong de trabalhar, há muito poucas improvisações ou falas improvisadas em seus filmes.
“De todos os filmes de Hong Sang-soo, quase não há improvisações,” diz Kwon. “Dos 30 filmes que ele fez, se você juntar todas as falas que vieram de improvisação e não do roteiro, o total provavelmente será menos de um minuto. Mesmo para takes longos — aqueles que duram mais de 15 minutos — ainda temos que acertar o diálogo perfeitamente.”
Sobre o segredo de sua longevidade no mundo do entretenimento, Kwon disse que estar envolvido com organizações não governamentais (ONGs) e causas sociais ajudou a manter uma perspectiva equilibrada da vida.
“Às vezes, atores e performers podem viver no pequeno mundo do negócio do entretenimento, mas eu continuei envolvido em muitas atividades diferentes, como ONGs. Eu sinto que estou vivendo não apenas como ator, mas como uma pessoa na sociedade e me comunicando com muitas pessoas de diferentes áreas. Essa é uma das razões pelas quais ainda consigo ser tão ativo na minha carreira de ator por mais de 30 anos.”
“Além disso, no show business, há tantos atores, centenas de milhares de atores”, acrescenta Kwon. “Às vezes me pergunto como sou diferente dos outros atores, mas eu acho que o que realmente me motivou é que eu não tento ser diferente, estou apenas tentando ser eu mesmo.”
Sobre testemunhar o crescimento explosivo do cinema coreano nas últimos três décadas — de uma influência regional para uma potência global, Kwon diz que as mudanças na política da Coreia tiveram um grande impacto em seu cinema.
“Eu acho que há muitos grandes diretores como Park Chan-wook, Bong Joon-ho e Hong Sang-soo. O que impulsionou a indústria cinematográfica coreana é como a sociedade cresceu desde a queda do regime autoritário na Coreia e os tempos difíceis que passamos”, diz Kwon.
“É importante que os filmes não sejam sobre sonhos ou vidas irreais, tem que ser sobre sociedade e realidade”, acrescenta Kwon.
Com Informações de Deadline.

Nico Matsuda, aos 22 anos, é um apaixonado pelo universo dos doramas, onde encontra inspiração e emoção. Com sua herança coreana e grande conhecimento do gênero, ele explora as últimas novidades e personagens marcantes, compartilhando uma visão envolvente sobre o melhor dos doramas.