Blackpink: Do sucesso em grupo à conquista como solistas

Quando as pessoas pensam em K-pop (música pop coreana), é comum lembrarem dos diversos grupos, coreografias e letras em coreano. No entanto, para muitos, o que vem à mente é o Blackpink – o grupo feminino de K-pop que deixou uma marca significativa na cultura pop, não apenas na Coreia, mas em todo o mundo.

Blackpink é um grupo feminino de K-pop formado por quatro integrantes: Jennie, Lisa, Jisoo e Rosé. O grupo foi criado pela empresa YG Entertainment em 2016 e fez sua estreia no mesmo ano com o álbum “Square Up”.

Nos anos seguintes, o Blackpink lançou sucessos como “Ddu-du Ddu-du”, “Kill This Love”, “How You Like That”, “Pink Venom”, “Shut Down” e muitas outras músicas. Além disso, as integrantes também lançaram singles e álbuns solo em parceria com a YG Entertainment.

Créditos: Melina Barris
Junte-se a Karis Tam, do WSPN, e mergulhe no universo do Blackpink, o icônico girl group coreano! 

Quais outros feitos o Blackpink conquistou? Três de suas músicas estão entre os 10 vídeos mais visualizados no YouTube (dados de 14 de fevereiro), e elas também detêm o canal oficial de artista mais inscrito no YouTube, com impressionantes 95,9 milhões de inscritos (em 14 de fevereiro). O grupo colaborou com grandes estrelas, como Selena Gomez, Lady Gaga e Dua Lipa. Nove de suas músicas entraram na lista Billboard Hot 100. Elas foram o primeiro grupo feminino de K-pop a se apresentar no Coachella, em 2019, e também o primeiro a ganhar um prêmio no MTV VMA. Todos esses prêmios e conquistas mostram o imenso impacto que o Blackpink teve na cultura pop em todo o mundo.

Para continuar seu reinado, o Blackpink embarcou na Born Pink World Tour. No entanto, após a turnê, começaram a surgir especulações de que o grupo poderia se separar. Em 29 de dezembro de 2023, a YG Entertainment confirmou que Jisoo, Jennie, Lisa e Rosé seguirão suas jornadas musicais como solistas, fora da empresa, mas continuarão assinando contratos como grupo.

“Faremos o possível para apoiar as atividades do BLACKPINK e torceremos calorosamente pelas atividades individuais das integrantes”, disse a YG Entertainment.

No entanto, apesar de o grupo ainda estar sob contrato, os fãs notaram que o Blackpink não estava mais lançando músicas como grupo. Em vez disso, cada integrante está seguindo sua própria jornada musical como solista.

O que cada integrante está fazendo atualmente? Descubra!

Rosé:

mulher com joias - Blackpink

Rosé lançou recentemente seu hit “APT”, em colaboração com Bruno Mars, em 18 de outubro de 2024. A música foi inspirada em um jogo de bebida coreano. Quando “APT” foi lançada, rapidamente viralizou em plataformas como TikTok e Instagram. O sucesso foi tão grande que a música alcançou o primeiro lugar no Billboard Global 200. Com isso, Rosé se tornou a primeira artista feminina de K-pop a atingir o topo dessa parada.

Mais tarde, em 6 de dezembro de 2024, Rosé lançou seu álbum “rosie”, que inclui 12 músicas, entre elas “APT”. O álbum alcançou o terceiro lugar no Billboard Top Album Sales. As músicas do álbum foram criadas para refletir as experiências pessoais de Rosé. Por exemplo, a faixa de abertura, “Number One Girl”, foi inspirada em um momento em que ela recebeu comentários de ódio após participar de um evento chique e cheio de celebridades.

“Às vezes, sinto que quero ser a garota que promove a autoconfiança e diz: não dê ouvidos ao que as pessoas falam”, disse Rosé à NPR. “Mas [receber comentários de ódio] não foi nada assim.”

Lisa:

Lisa lançou sua música “Rock Star” em 27 de junho de 2024. A música rapidamente alcançou o primeiro lugar no Billboard Hot 100. Além de “Rock Star”, ela também lançou “New Woman”, em colaboração com ROSALíA, e “Moonlit Floor” e “New Woman”, em parceria com Doja Cat e Raye. Lisa performou “Rock Star” e “New Woman” no MTV VMA 2024.

Além de se consolidar como solista, Lisa também se destacou como atriz ao participar da série “The White Lotus”, da HBO. Na série, ela interpreta a personagem “Mook”.

Lisa acaba de lançar seu álbum “Alter Ego” em 28 de fevereiro de 2025. O álbum conta com 15 faixas, incluindo “Born Again”, “New Woman” e “Rockstar”. Nesse projeto, ela colaborou com cinco artistas: Doja Cat, RAYE, ROSALíA, Future, Megan Thee Stallion e Tyla.

Jennie:

Jennie lançou várias músicas em colaboração com outros artistas. Entre elas estão “One of the Girls”, com The Weeknd e Lily-Rose Depp, “Slow Motion”, com Matt Champion, “SPOT!”, com ZICO, “Love Hangover”, com Dominic Fike, e “ExtraL”, com Doechii.

Jennie também lançou um hit solo, “Mantra”, que alcançou o terceiro lugar no Billboard Hot 200. A música é uma forma de celebrar sua “existência livre de dramas”.

Ela está prestes a lançar seu aguardado álbum “Ruby” em 7 de março de 2025. O álbum contará com 15 músicas, incluindo seus singles já lançados: “ExtraL”, “Mantra” e “Love Hangover”.

Jisoo:

Jisoo lançou recentemente seu novo álbum, “Amortage”, em 14 de fevereiro. O álbum contém quatro faixas: “earthquake”, “Your Love”, “Tears” e “Hugs & Kisses”. Jisoo criou uma coreografia no TikTok para sua música “earthquake”, que viralizou e fez influenciadores aderirem à tendência.

Assim como Lisa, Jisoo também se destacou no mundo da atuação, participando do drama coreano de zumbis “Newtopia”. No filme, ela interpreta a personagem Kang Young Joo.

O que vem por aí? Confira os planos e projetos futuros!

Em 5 de fevereiro, o Blackpink lançou um teaser oficial para sua turnê mundial de 2025, mesmo que o grupo não tenha colaborado juntos há mais de um ano. A maioria dos comentários expressou felicidade pelo retorno das quatro integrantes. A turnê passará por várias cidades, incluindo Nova York, Chicago, Califórnia, Paris, Canadá, Londres e Barcelona. Será que isso marca o início de uma nova era para o Blackpink? Quem sabe, mas, pelos comentários, muitas pessoas esperam que isso seja um novo começo para o reinado do grupo.

Com Informações de Waylandstudentpress.

Deixe um comentário