K-Dramas Imperdíveis: os K-Dramas evoluíram bastante desde seu surgimento. Desde os clássicos como Boys Over Flowers e Secret Garden, até os contemporâneos da década de 2010 como The Heirs e Descendants of the Sun, esta geração de K-Dramas continua quebrando barreiras de gênero. De uma comédia-drama médica no estilo Friends com Grey’s Anatomy, a uma representação surreal e vívida entre a vida e a morte, os K-Dramas são tanto uma escolha reconfortante devido aos seus tropos familiares, quanto refrescantes com temas e histórias únicas.
De slice-of-life a thrillers, do sobrenatural a romances, as possibilidades são infinitas no mundo da televisão. Sem mais delongas, aqui estão 10 K-Dramas imperdíveis, classificados.
10. Light Shop’ (2024)
Elenco: Bae Sung-woo, Ju Ji-hoon, Park Bo-young

Em Light Shop, a luz na vida das pessoas não é apenas um conceito metafórico — ela é fisicamente alcançável. Um grupo de estranhos, cada um carregando suas próprias bagagens emocionais, é levado a uma misteriosa loja de iluminação situada em um beco pouco iluminado. Mas esta não é uma loja comum — é uma ponte entre os vivos e os mortos. Sob o comando de um proprietário que sabe muito mais do que deixa transparecer, cada cliente não tem outra opção a não ser confrontar suas feridas do passado.
Combinando uma atmosfera sobrenatural e sombria com uma narrativa de partir o coração, Light Shop é a escolha ideal para quem busca um drama suave, mas com um cenário único. A profundidade emocional que vem da perda de entes queridos e a possibilidade de redenção deixa o público procurando por lenços. Embora o show tenha toques de horror, ele possui a quantidade certa de emoção que permanece muito depois do episódio final.
9. ‘Gangnam B-Side’ (2024)
Elenco: Jo Woo-jin, Ji Chang-wook, Ha Yoon-kyung

Durante o dia, Gangnam é uma rua movimentada. Mas, quando a noite chega, o distrito esconde um lado sombrio repleto de crimes e corrupção. Banho de luzes de néon e uma fachada cintilante, Gangnam B-Side cobre uma série de desaparecimentos no distrito mais notório de Seul. Jae-Hee (Bibi), uma funcionária de bar com conhecimento perigoso, desaparece sem deixar vestígios. Para descobrir o que aconteceu, um detetive rebaixado, um fora da lei imprudente e um promotor ambicioso se juntam.
Com seu ritmo implacável e realismo bruto, Gangnam B-Side retira a típica vibração pela qual Gangnam é famoso e mergulha no hedonismo luxuoso do distrito. O show expõe o mundo sujo de clubes, drogas e sindicatos do crime — muitas vezes falado apenas por boatos, mas, no fundo, mantido em segredo. Em um mundo onde os fracos são meros peões, a sobrevivência é inevitável.
8. ‘Doctor Slump’ (2024)
Elenco: Park Hyung-Sik, Park Shin-Hye

A vida deveria ser perfeita para Yeo Jeong-woo (Park Hyung-sik), um cirurgião plástico uma vez renomado, até que um escândalo médico destruiu sua reputação. Enquanto isso, Nam Ha-neul (Park Shin-hye), uma anestesista sobrecarregada, está se afogando em exaustão e insatisfação. No fundo do poço, os dois ex-rivais escolares se cruzam, encontrando consolo nas dificuldades um do outro em Doctor Slump.
Apesar da premissa pesada, Doctor Slump é uma mistura delicada de momentos emocionantes de depressão e ansiedade com comédia pastelão que faz rir até chorar. Os dois protagonistas podem não ter toda a sua vida resolvida, mas é exatamente sobre isso que o show fala. A única certeza na vida é a incerteza, mas, pelo menos, o que eles sabem é que têm um ao outro para curar suas feridas.
7. ‘Crash Course in Romance’ (2023)
Elenco: Jeon Do-yeon, Jung Kyung-ho, Lee Bong-ryun

Em Crash Course in Romance, a ex-atleta nacional Nam Haeng-seon (Jeon Do-yeon) trocou o esporte competitivo por uma aconchegante loja de banchan (acompanhamentos). Choi Chi-yeol (Jung Kyung-ho) é um instrutor de matemática estrelado cuja vida gira em torno dos implacáveis exames de entrada universitária da Coreia do Sul. Seus mundos colidem quando a filha de Haeng-seon se lança no impiedoso mundo da tutoria particular, desencadeando um romance inesperado.
Ao contrário da maioria dos K-dramas, que se inclinam para momentos de encontros fofos, Crash Course in Romance conta uma história de amor madura que floresce no meio da pressão acadêmica, das expectativas sociais e do crescimento pessoal. É tanto sobre o amor quanto sobre a resiliência e os sacrifícios que os pais fazem pelos filhos.
6. ‘Jeongnyeon: The Star is Born’ (2024)
Elenco: Kim Tae-ri, Shin Ye-eun, Ra Mi-ran

Jeongnyeon (Kim Tae-ri) está completamente perdida em Jeongnyeon: The Star is Born. Sem dinheiro, sem conexões e sem educação formal, Jeongnyeon literalmente não sabe como sobreviver à vida. Mas o que ela tem em seu arsenal é um talento óbvio para cantar. Com os olhos voltados para a fama, ela deixa tudo para trás, incluindo sua família, para se juntar a uma companhia de teatro tradicional feminina. Como qualquer história de ascensão à fama, há de tudo: dificuldades, rivalidades e autodescoberta.
O que faz Jeongnyeon: The Star is Born se destacar é a inclusão do pansori; uma forma de narração musical tradicional coreana. Seja você familiarizado com essa arte ou completamente novo nela, é fácil se deixar cativar por sua performance poderosa e emoções profundas. Cada episódio oferece uma visão dolorosa, mas gratificante, sobre o que é preciso para alcançar seus sonhos e enfrentar todos os obstáculos.
5. ‘A Shop for Killers’ (2024)
Elenco: Lee Dong-wook, Kim Hye-jun, Jo Han-sun

Após perder seus pais, Jeong Ji-an (Kim Hye-jun) foi criada por seu misterioso tio, Jeong Jin-man (Lee Dong-wook), que administrava um shopping sem grandes pretensões. Mas, quando ele morre de forma repentina, ela descobre uma verdade aterradora — o shopping era uma fachada para algo muito mais mortal. Agora, Ji-an deve enfrentar um mundo de assassinos, segredos e traições, enquanto tenta sobreviver nesse novo caos e confronta seu doloroso passado em A Shop for Killers.
Combinando sequências intensas de ação e um núcleo emocional forte, A Shop for Killers se destaca como um thriller que não dá descanso ao público nem por um segundo. A narrativa acelerada deixa pouco espaço para respirar, garantindo que nunca haja um momento monótono.
4. ‘Lovely Runner’ (2024)
Elenco: Byeon Woo-seok, Kim Hye-yoon, Lee Seung-hyub

Para Ryu Seon-jae, a fama vem a um preço alto em Lovely Runner. Por trás de seu sorriso radiante, há um homem extremamente exausto e em desesperada necessidade de descanso. Com seu físico no ponto mais baixo, suas emoções também estão em ruínas. À medida que a solidão começa a se infiltrar e devorar seu interior, a devotada fã Im Sol acorda 15 anos no passado. Ela recebe a rara chance de mudar seu destino, mas se tem algo sobre mudar a história, é que pode ser arriscado.
Uma carta de amor para segundas chances, Lovely Runner é um romance de viagem no tempo que acerta em cheio, equilibrando comédia, dor e momentos de derreter o coração de forma impecável. Grande parte do charme da série vem da química genuína compartilhada pelos dois protagonistas, o que resulta em um final satisfatório que perdura mesmo após o último episódio.
3. ‘Hospital Playlist’ (2020)
Elenco: Jo Jung-suk, Yoo Yeon-seok, Jung Kyung-ho

No Yulje Medical Center, cinco amigos de longa data — agora os melhores médicos — lidam com o trabalho, amizade e os desafios cotidianos dentro e fora dos corredores do hospital. Lee Ik-jun (Jo Jung-suk), Ahn Jeong-won (Yoo Yeon-seok), Kim Jun-wan (Jung Kyung-ho), Yang Seok-hyeong (Kim Dae-myung) e Chae Song-hwa (Jeon Mi-do) podem compartilhar as mesmas pressões de sua profissão, mas certamente vão entrar em conflito devido às suas personalidades distintas.
Os dramas médicos são conhecidos por suas cenas intensas. Embora isso também seja verdadeiro para Hospital Playlist, a série suaviza tudo com calor, camaradagem e a beleza dos momentos cotidianos. As amizades são genuínas e o humor é natural — elementos extremamente necessários entre as cirurgias de alto risco. Seja brigando por comida ou cantando desafinados, o riso é, sem dúvida, o melhor remédio.
2. ‘Queen of Tears’ (2024)
Elenco: Kim Soo-hyun, Kim Ji-won, Park Sung-hoon

Ser rico tem um preço alto. Em Queen of Tears, Hong Hae-in (Kim Ji-won) é uma herdeira de chaebol presa em um casamento fracassado com Baek Hyun-woo (Kim Soo-hyun), um homem de origens humildes. Quando Hae-in é diagnosticada com uma doença terminal, o relacionamento gelado do casal começa a derreter, forçando-os a redescobrir o amor diante da tragédia.
Pode ser difícil sentir empatia pelos ricos. Porém, graças aos membros do elenco, Queen of Tears oferece um melodrama com uma história de amor de partir o coração. Não importa o quanto os personagens sejam privilegiados, eles não estão imunes às tragédias inesperadas da vida. Com personagens longe de serem superficiais, apesar de seu status econômico, a série é um verdadeiro derramador de lágrimas.
1. ‘The Judge from Hell’ (2024)
Elenco: Park Shin-hye, Kim Jae-young, Kim Young-ok

A justiça sempre prevalecerá. The Judge from Hell faz jus ao seu nome. Quando a temível juíza demoníaca do além-vida, Justitia, é expulsa do Inferno por condenar injustamente a juíza humana Kang Bit-na (Park Shin-hye), ela recebe um ultimato brutal: habitar o corpo de Bit-na por um ano, caçar dez assassinos impiedosos e enviá-los para a condenação eterna. Se falhar, Justitia será expulsa da existência.
É interessante ver a Justitia em forma humana se adaptar ao reino mortal. Assumindo o papel de juíza em um tribunal real, a possuída Bit-na emite veredictos com eficiência implacável. O verdadeiro prazer vem da vingança de Bit-na, eliminando humanos que não sentem nenhuma remorso por suas ações e pessoalmente os enviando para o inferno.
Com Informações de Collider.

Nico Matsuda, aos 22 anos, é um apaixonado pelo universo dos doramas, onde encontra inspiração e emoção. Com sua herança coreana e grande conhecimento do gênero, ele explora as últimas novidades e personagens marcantes, compartilhando uma visão envolvente sobre o melhor dos doramas.