Quem é Lee Jung-Jae, astro de ‘Round 6’? 10 fatos sobre o ator coreano

Graças ao fenômeno global que é Squid Game — que permanece como a série mais assistida da história da Netflix — Lee Jung-jae se tornou um dos rostos mais reconhecidos do entretenimento coreano.

Nas últimas semanas, o ator esteve ocupado participando de diversas ações promocionais, marcando presença em programas de entrevistas americanos como The Tonight Show Starring Jimmy Fallon, The Kelly Clarkson Show e The Jennifer Hudson Show, além de programas populares no YouTube, como Hot Ones, para criar expectativa em torno da segunda temporada de Squid Game.

No entanto, enquanto a maioria do público ocidental provavelmente conheceu o astro sul-coreano como o protagonista Seong Gi-hun no thriller de sobrevivência distópico, Lee é uma verdadeira lenda da atuação em seu país de origem, com uma carreira brilhante que já ultrapassa 30 anos.

Aqui estão 10 fatos importantes sobre Lee Jung-jae, um dos atores mais queridos e respeitados da Coreia do Sul:

1- Lee Jung-Jae Nunca Planejou Ser Ator.

Lee Jung-Jae originalmente planejava trabalhar em uma empresa de design de interiores. Ele estava trabalhando meio período em um café quando surgiu a oportunidade de atuar como modelo. Após uma curta, mas bem-sucedida carreira como modelo, Lee começou a ser escalado para filmes e programas de TV, mudando completamente o rumo de sua carreira.

2- Lee Jung-Jae Se Tornou uma Estrela Nacional na Coreia Após Participar do K-Drama ‘Sandglass’.

Lee fez sua estreia de sucesso na atuação em 1995 com o popular K-drama Sandglass (também conhecido como Hourglass), considerado um dos K-dramas mais icônicos já feitos. A série foi tão grande na Coreia na época que as ruas e restaurantes ficavam desertos sempre que o episódio estava no ar. O papel de Lee como guarda-costas da protagonista feminina o catapultou para o status de ídolo nacional; sua popularidade foi tamanha que os fãs frequentemente deixavam mensagens em toda a parte externa de seu apartamento, e o tráfego ficava parado em quatro faixas antes de um de seus encontros com os fãs.

Aqui está um vídeo de 2013 de um talk show onde Lee e os apresentadores assistem a algumas de suas cenas de Sandglass:

3- Até ‘Squid Game’, Lee Jung-Jae Era Mais Conhecido pelos Seus Papéis em Filmes Coreanos.

Enquanto a maioria do público ocidental provavelmente associa Lee a séries de TV como Squid Game e The Acolyte da Disney+ (onde ele entregou todas as suas falas em inglês), Lee passou a maior parte de sua carreira no cinema coreano. Ele estrelou mais de 30 filmes, incluindo alguns dos mais lucrativos da história das bilheteiras da Coreia, como The Thieves, Assassination e a franquia Along With the Gods.

Seu filme de romance fantástico de 2000, Il Mare, foi refeito em Hollywood com o título The Lake House, estrelado por Keanu Reeves e Sandra Bullock. O aclamado thriller de crime coreano New World (2013)—um dos filmes pelos quais Lee é mais conhecido—foi refeito no filme indiano Chekka Chivantha Vaanam de 2018.

4- Lee Jung-Jae É O Primeiro Ator Asiático a Vencer um Emmy de Melhor Ator Principal em uma Série de Drama.

Em 2022, Lee conquistou o Emmy de Melhor Ator Principal em Série de Drama pela sua performance em Squid Game, tornando-se o primeiro homem asiático a receber essa honraria. (Não é um tanto revelador sobre a América e Hollywood que a primeira pessoa asiática a ganhar esse prêmio não tenha sido um ator asiático-americano local, mas sim um ator da Coreia do Sul que falou apenas coreano durante o show? Enfim, faço uma pausa…)

Até agora, Lee recebeu mais de 40 prêmios nacionais e internacionais por suas conquistas no cinema e TV coreanos, incluindo o Geumgwan Order of Cultural Merit, a mais alta honra cultural concedida pelo governo sul-coreano.

premiação com trofeu  Lee Jung-Jae
Lee Jung-jae posa com o prêmio de Melhor Ator Principal em Série de Drama por “Squid Game” … [+]Foto de FREDERIC J. BROWN/AFP via Getty Images

5- Lee Jung-Jae é um dos atores mais bem pagos da Coreia do Sul

Lee, segundo relatos, recebeu $1 milhão por episódio nas temporadas 2 e 3 de Squid Game, o que, se for verdade, o tornaria o ator coreano mais bem pago. Anteriormente, o ator mais bem pago da Coreia era frequentemente citado como Kim Soo-hyun, estrela de Queen of Tears, cujo cachê por episódio no K-drama One Ordinary Day era de 500 milhões de KRW (aproximadamente $412.000 na época).

No entanto, Lee afirmou que “embora tenha ocorrido um mal-entendido sobre seu cachê na segunda temporada de Squid Game, também é verdade que ele recebeu muito,” acrescentando que não tinha certeza se seu cachê era o mais alto já pago a um ator coreano.

Lee Jung-Jae aparece com Jennifer Hudson no “The Jennifer Hudson Show”. Foto por Chris Haston/WBTV via Getty Images.

6- Ele Cresceu Pobre e Já Sonhou em Ser Motorista de Táxi.

Lee pode estar vivendo uma vida de luxo agora, mas nem sempre foi assim. Ele compartilhou em um programa de TV coreano que cresceu em uma situação financeira difícil, dizendo que a situação financeira de sua família deteriorou rapidamente após ele entrar na primeira série. Quando criança, ele não tinha dinheiro suficiente para comprar um presente quando foi convidado para o aniversário de um amigo e não conseguia pagar as mensalidades da escola de ensino fundamental e médio.

Ele revelou no mesmo programa que, quando era criança, sonhava em se tornar taxista, pois parecia ser um trabalho onde se podia ganhar dinheiro de forma fácil ao trabalhar todos os dias.

7- Lee Jung-Jae É Um Diretor Premiado.

Lee não é apenas um ator altamente premiado, mas também um diretor premiado. Ele fez sua estreia como diretor em 2022 com o thriller de espionagem Hunt, no qual também atuou ao lado de seu amigo próximo e parceiro de negócios Jung Woo-sung, também um veterano ator. Lee ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais pelo filme, incluindo o Melhor Novo Diretor no Blue Dragon Film Awards, a versão sul-coreana do Oscar.

8. Lee Jung-Jae Co-Fundou Uma Agência De Entretenimento Com O Ator Jung Woo-Sung.

A amizade de longa data de Lee com o colega ator de A-list Jung Woo-sung remonta a 26 anos, desde que ambos estrelaram o filme de 1999 City of the Rising Sun. Em 2016, eles fundaram a agência de entretenimento Artist Company, que atualmente gerencia celebridades coreanas notáveis como Park So-dam (Parasite, Death’s Game), Go Ah-sung (The Host, Snowpiercer), Yum Jung-ah (A Tale of Two Sisters, Sky Castle) e eles mesmos.

Jung Woo-sung e Lee Jung-jae participam da photocall para Hunt durante o 75º Festival de Cinema de Cannes … [+] Foto por Stephane Cardinale – Corbis via Getty Images

Recentemente, a Artist Company concluiu com sucesso uma fusão com a empresa de marketing online e publicidade Artist United (na qual Lee e Jung também são acionistas) para criar uma empresa de entretenimento com serviços completos em gestão de artistas, produção de conteúdo e distribuição.

A dupla também fez doações para esforços de socorro a desastres ao longo dos anos e são grandes doadores da Hope Bridge Korea Disaster Relief Association.

9- Os lendários atores coreanos Lee Soon-Jae e Ahn Sung-Ki são seus modelos.

Lee Jung-jae considera Lee Soon-jae e Ahn Sung-ki, duas lendas da atuação coreana, como modelos a serem seguidos. Em uma entrevista de 2014, Lee Jung-jae compartilhou que considerava Lee Soon-jae um “modelo importante para imitar” por ser excelente em cuidar de si mesmo e por interpretar personagens diversos. Lee Soon-jae, que estrelou inúmeros filmes e séries de TV coreanas desde os anos 1960, gerou grande burburinho na mídia na Coreia no ano passado ao vencer o Prêmio Grande no KBS Drama Awards aos 90 anos.

Em uma entrevista recente à Forbes, Lee Jung-jae atribuiu a Ahn o título de “uma das figuras responsáveis pela renascença do cinema coreano” e elogiou-o não apenas por sua versatilidade e talento na atuação, mas também pela gentileza que demonstrou com as pessoas na vida real. Ahn, que começou sua carreira como ator mirim na década de 1950 e atualmente é gerenciado pela agência de Lee, a Artist Company, estrelou alguns dos filmes mais icônicos da história do cinema coreano, como Chi-hwa-seon (também conhecido como Painted Fire), Silmido, May 18 e muitos outros.

Ahn Sung-Ki em uma sessão de “Open Talk” no Busan International Film Festival em 13 de outubro de 2006, em Busan, Coreia do Sul.
Foto por Chung Sung-Jun/Getty Images

10- A namorada de Lee Jung-Jae é a executiva de negócios coreana e herdeira de chaebol Lim Se-ryung.

Desde 2015, Lee Jung-jae está oficialmente em um relacionamento com a empresária coreana Lim Se-ryung, que atualmente ocupa o cargo de vice-presidente do conglomerado Daesang Group, conhecido por suas marcas de alimentos, como Chungjungone e Jongga. Lim, filha mais velha do presidente honorário do Daesang Group, Lim Chang-wook, é uma herdeira de chaebol (termo que se refere aos conglomerados familiares da Coreia do Sul). Ela também foi ex-esposa de Lee Jae-yong, o presidente executivo da Samsung Electronics. Lee e Lim foram frequentemente vistos juntos em eventos de tapete vermelho, como os Emmy Awards e o Festival de Cinema de Cannes em 2022.

Lim Se-ryung e Lee Jung-jae participam da 74ª edição do Primetime Emmy Awards, realizada no Microsoft…
Foto por Christopher Polk/NBC via Getty Images

Com Informações de Forbes.

Deixe um comentário